Em silêncio, nosso Deus espera a volta do filho que se perde e, quando este retorna o Pai amoroso, simplesmente o abraça e faz grande festa. Maria quando recebeu a visita do Anjo Gabriel, não fez e nem apresentou algum projeto, simplesmente disse: "Eis aqui a serva do Senhor, que se faça segundo TUA palavra". No grande terror da Paixão, a mesma Mãe carinhosa que recebeu de Deus a incumbência de gerar no ventre e carregar nos braços o Salvador do mundo, com a mesma dignidade silenciosa, repetia: “Eis- me aqui!”.
Não existe registro de nenhum discurso feito por ela, nenhuma pregação, porém nenhuma frase fez mais sentido na vida cristã do que esta: Eis- me aqui...Advento são dias maravilhosos de Graça em que a Igreja nos dá a oportunidade de refazer o caminho da História da Salvação. É na contemplação deste grande mistério revelado que nos unimos a Jesus.
Nós que cremos, precisamos repetir esta Historia, de geração em geração, para o que maior milagre da vida não caia no esquecimento. É preciso, e com urgência, que o mundo saiba que o nascimento do Rei Jesus Cristo, naquela madrugada fria de Belém, não tem a menor semelhança com os luzeiros, trenós e papais Noeis inventado nos shopping center da vida moderna. A única luz que brilhou sobre ELE foi a estrela silenciosa do oriente. Ninguém saiu pelas vias e praças gritando; hou, hou, hou, hou... Mas ouviu-se o seguinte, Um Anjo do Senhor que apareceu ao homem simples e de coração puro que contemplava o silêncio da noite anunciando: "Hoje vos nasceu na cidade de Davi um Salvador, que é o Cristo Senhor!" [Lc2,11]
Foi a revelação do grande segredo guardado havia séculos no coração de Deus e revelado ao homem que crê, no silencio da noite e do coração. O silêncio é a necessidade constante da alma atraída para o eterno e, quando não vê realizado seu desejo de união sofre como que sufocada em dia de chuva e poeira. Deus faz brotar no íntimo uma saudade de onde nunca esteve, mas sabe que é sua terra natal e que só será plenamente feliz quando para lá retornar.
Caríssimas filhas e filhos em Cristo Senhor nosso, ELE foi quem nos amou primeiro e nos escolheu. Aproveitemos o silêncio do advento para arrumar a casa (coração) e nos preparar para a entrada triunfante do Menino Jesus. Vamos jogar fora o que é velho e ultrapassado para dar lugar ao novo, pois eis que vem aquele que renova todas as coisas. Peçamos ao Divino Espírito Santo que é luz, para iluminar os cantinhos mais escuros da vida e depois passemos a cera do amor e o perfume da santa caridade e só então serviremos um grande banquete da alegria para o Divino Mestre que chega.
Mas, ....silêncio, ou não ouviremos quando ELE e sua Santa Mãe baterem na porta.
Deus abençoe e revigore a força de santidade em cada um(a).
Feliz Natal!!!
Fátima S.S.Rabelo - fundadora das Irmãs Teresitas