A FUNDAÇÃO: como nascemos na Igreja

A Congregação das Irmãs CARMELITAS EVANGELIZADOAS DE SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS – conhecidas como IRMÃS TERESITAS, talvez caso único na Igreja, foi fundada em São Miguel do Guamá – PA em 25 de março de 1996 por uma leiga missionária, a senhora Fátima Soares Souza Rabelo, esposa do também missionário senhor Carmelito Rabelo. O apelo Divino à vivência do Carisma e Missão surgiu em comunhão às respostas da Igreja para efetivar uma Nova Evangelização, a pedido do Papa João Paulo II na década 1990 a 2000. O chamado aconteceu, especificamente, na experiência espiritual vivenciada pela sra. Fátima e um grupo de jovens intercessoras que se reuniam semanalmente em oração pela santificação do clero, inspiradas na vida de Santa Teresinha do Menino Jesus. Sob a orientação da sra. Fátima e direção espiritual do barnabita Padre Giovanni Incampo, atenderam o chamado e formaram comunidade, primeiramente quatro jovens das quais perseveraram a então superiora geral Irmã Sônia da Santíssima Trindade (Sônia do Socorro Leal Bueno) e a Irmã Cidlene da Eucaristia (Cidlene Castro de Souza). Em 1998 a Congregação foi reconhecida de Direito Diocesano pelo senhor Bispo Dom Luis Ferrando. Os grupos de Intercessão pelos sacerdotes atualmente são formados por casais, senhoras, moças e rapazes, e se reúnem semanalmente difundidos nas cidades de Vigia de Nazaré – PA, São Miguel do Guamá-PA e Bragança – PA.
As Irmãs Teresitas vivem em comunidade e são de vida ativa e contemplativa. Professam os votos religiosos de Pobreza, Obediência e Castidade. Realizam sua missão de evangelizar com renovado ardor e de dar testemunho do Evangelho de Jesus Cristo na inserção pastoral e social.  Atendem ao Carisma de entrega total, em silêncio, a Deus pela santificação dos sacerdotes e como conseqüência motivadora dessa entrega, dedicam-se à evangelização e ao atendimento prioritário aos adolescentes em situação de vulnerabilidade. As Irmãs, pela vivência da espiritualidade carmelitana, buscam a união total com Deus na Eucaristia, na oração contemplativa e no silêncio; cultivando extrema devoção à Santíssima Virgem Maria, conforme Santa Teresinha do Menino Jesus.
A Diocese de Bragança é a Igreja Particular onde o carisma nasceu e recebe o envio. Em São Miguel do Guamá-PA a Congregação mantém a Casa Sede, o Noviciado  e o Projeto Social Gente Nova, o qual acompanha anualmente 200 meninas adolescentes em situação de risco de exploração sexual. A cidade de Bragança - PA, especificamente a Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, recebeu, recentemente, uma comunidade de Irmãs Teresitas para atender à missão evangelizadora paroquial e à inserção social da Vida Religiosa. Atualmente as Irmãs Teresitas estão presentes também, na Arquidiocese de Belo Horizonte – MG, com uma comunidade de missão que atua junto ao Projeto Providência no atendimento a cerca de 2500 crianças e adolescente das regiões periféricas da capital mineira; e estão inseridas na realidade social e pastoral da Paróquia São Vicente de Paulo.
Com quinze anos de existência, as Irmãs Teresitas, pela Igreja e como Igreja, têm grande alegria de atender o chamado Deus e confiam na Providência Divina para bem realizar o carisma e vivência da missão evangelizadora.  Atualmente formam a Congregação sete irmãs professas, sete irmãs junhoristas, quatro noviças e grupos de postulantes, aspirantes e vocacionadas.
Tia Fátima e Irmã Sônia da Ssa. Trindade

Pe. Giovanni Incampo, barnabita.


Tio Carmelito, esposo da Tia Fátima.


Comunidade de Irmãs em formação com a Tia Fátima.


Irmãs em oração na capela da Comunidade em BHte - MG