Iniciamos o ano de 2021 e vivenciamos tempos difíceis e desafiadores, onde cada cristão é convidado a aprofundar sua fé em Cristo Jesus, que, humano como nós, também sofreu nesta terra, mas, como Filho de Deus, Ressuscitou, vencendo a morte e nos abrindo as portas do Céu.
Ele nos diz no evangelho de hoje: "Não vim para os justos, mas para os pecadores" (Lc 5,32). É um maravilhoso anúncio de seu Amor Misericordioso! Por isso, somos convidados, neste tempo oportuno da Quaresma, a reconhecer nossas fraquezas e nossa necessidade de conversão e santificação.
Este caminho rumo ao calvário, subindo à Jerusalém, é purificador, quando o fazemos ao lado de Jesus, em quem encontramos sentido para nossas alegrias e sofrimentos. E podemos abraçar obras de misericórdia no dia a dia, sobretudo com práticas de caridade, oração, jejum e fraternidade com nossos irmãos e irmãs, especialmente os que mais sofrem.
Que não tenhamos medo de caminhar com Cristo até a Cruz, renovando neste tempo quaresmal, nossa fé, esperança e caridade, como bem nos lembra nosso Papa Francisco, mas o façamos com coragem e determinação, reconhecendo que sem Deus, nada somos ou podemos, vencendo as tentações com a força da Palavra do Senhor, anunciando com nosso testemunho que Deus é Amor e Misericórdia e confiantes de que Ele nunca nos abandona.
"Caminha com determinação! " (Santa Teresa de Jesus)
Por: Ir. Daniela da Virgem de Fátima
Religiosa Teresita/CEST, Grduadada em Letras/ Língua Espanhola/UFPA.