O Instituto das Irmãs CARMELITAS EVANGELIZADOAS DE SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS – IRMÃS TERESITAS, fundado em 25 de março de 1996, completa hoje seus 25 anos de existência, com o tema: “Tudo é graça! Irmãs Teresitas: 25 anos Anunciando o Amor Misericordioso de Jesus”. E, ainda que não estejamos em um período propriamente festivo, considerando a crise advinda da pandemia da Covid-19, queremos “Cantar as misericórdias do Senhor" por essa história trilhada, não sem espinhos no caminho, mas também com perfumadas rosas desfolhadas: agradecer a Deus por cada alma que foi chamada, e deu seu Sim, para viver este carisma e Missão no seio da Igreja, oferecendo-se como “Hóstias vivas ao Amor Misericordioso de Jesus”, para que Ele seja cada vez mais “conhecido e amado".
Deus seja louvado por seu chamado ao coração da nossa fundadora Fátima Soares Souza Rabelo, do Padre Giovanni Incampo e das nossas primeiras irmãs Sônia da Santíssima Trindade e Cidlene da Eucaristia que são filhas da Nova Evangelização, da experiência querigmática junto às pequenas comunidades. E dessa maneira, foram abrindo novos caminhos de vivência e abandono ao Amor Misericordioso, transformando vidas, despertando vocações amadurecidas no seio da Igreja e formando lideranças cristãs comprometidas com o Evangelho de Cristo.
Fazemos nossa Ação de graças, por vivermos esta espiritualidade de Santa Teresinha do Menino Jesus, junto com grupos de leigos intercessores que formam conosco uma grande família em espiritualidade e solidariedade. E também por cada sacerdote, bispos, missionários, que pelas estradas e rios desse Brasil nos acompanham em missão, “Evangelizando com renovado ardor missionário”, como nos pedia o Papa São João Paulo II, dando testemunho alegre do Evangelho de Jesus Cristo em nossa inserção pastoral e social, vivendo a vida contemplativa e ativa.
Ao chegar a esta comemoração, nos alegramos com a nossa missão em 5 áreas pastorais: Em São Miguel do Guamá-PA, onde mantemos a Casa Geral e o Noviciado, e Bragança-PA, na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Arquidiocese de Belo Horizonte–MG, com uma comunidade de missão que atua junto ao Projeto Providência no atendimento de crianças e adolescentes e na Paróquia São Vicente de Paulo; em Ipixuna-PA, na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, onde a turma de aspirantes é acompanhada, e também, em São Miguel do Pracuúba, na Diocese de Ponta de Pedras, no Marajó, junto à Paroquia São Miguel Arcanjo.
Neste momento também somos gratas por todos benfeitores que, nestes 25 anos, contribuíram de inúmeras formas, para o desenvolvimento de nossa Ação Pastoral e Social. Com a colaboração de muitos podemos atuar no atendimento da Ação Social Gente Nova em São Miguel do Guamá-PA, que acompanha anualmente 200 meninas adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade, proporcionando a prevenção contra o abuso e exploração sexual, fortalecimento de vínculos, formação humana, social, cristã, e espiritualidade, acompanhamento que realizamos em cada realidade onde estamos inseridas.
Por essas e tantas outras graças, nós bendizemos ao Bom Deus, e caminhamos confiando em sua Misericórdia infinita, ouvindo os apelos da humanidade e da Igreja, a fim de responder com fidelidade ao chamado que ele nos faz, dizendo como a Santíssima Virgem Maria, nesta Solenidade da Anunciação do Senhor: “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua Palavra” ( Lc 1, 28).