4 de abril de 2021

É Pascoa do Senhor: Alegria e vida nova


     O que Significa viver o Mistério da Ressurreição de Cristo?

    Este é o mistério central na vida de todo cristão: Cristo, o Filho de Deus, livremente e por Amor, se entregou para sofrer e ser crucificado, a fim de redimir a humanidade decaída, livrando-nos do poder do pecado e da morte, pois, ressuscitando, Ele venceu a morte e deu-nos a chave para a vida eterna: "É por graça que vos sois salvos!” (Ef 2,5).

       Para nós, isto não pode ser apenas um discurso gravado e repetido anualmente, a cada Tríduo Pascal, mas uma experiência de fé no Cristo vivo, um encontro pessoal com Jesus, que está presente em nós, e, como fonte de vida e salvação para minha história, eu também desejo que outros possam conhecê-lo de perto, mudar seus caminhos e permitir que sua companhia transforme o sentido do seu viver.

     Daí o testemunho pascal encarnado que somos convidados a dar: “Eu vi o Senhor!” (Jo 20, 18). Sim, Ele veio ao meu encontro, conheceu minhas dores, me chamou pelo nome, me salvou, me alegrou com sua presença e me enviou a anunciar que Ele vive. Em 2019, o Papa Francisco já lançava a exortação apostólica CRISTO VIVE, aos jovens e a todo o povo de Deus, instigando-nos a nos abrirmos para esse encontro pessoal com Cristo, que se manifesta de inúmeras formas a cada um, mas que, sobretudo, se dá na Eucaristia e vive no nosso irmão.

      Por isso, a alegria da Páscoa, não pode recair num discurso espiritualista ou alienado, que nos tira das preocupações concretas da vida para viver apenas de práticas devocionais individualistas. Não. Conhecer a Cristo e caminhar com Ele é ter os olhos voltados par o céu, mas os pés no chão, e, logo, nos leva a praticar as boas obras de misericórdia já neste mundo, sem as quais a fé é morta (cf. Tg 2, 26), e sermos sinais de esperança e confiança em Deus, mesmo em meio aos sofrimentos da vida e momentos tão difíceis como o que enfrentamos mundialmente hoje, com a pandemia do COVID-19.

     Vivamos, então, esta Solenidade Pascal, mais que animados ou emocionados, mas sim um pouco mais íntimos da pessoa de Jesus, nosso salvador, e comprometidos a viver seguindo seus passos, anunciando, com palavras e obras que: Eu vi o Senhor!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou?
Deixe aqui seu comentário, NOME e Email de contado.
Retornamos a vc com orações.