25 de dezembro de 2022

A Encarnação do Verbo.

 A Encarnação do Verbo.

"O verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos sua glória, a glória que o Filho único recebe do seu Pai cheio de graça e verdade (Jo 1,14)". O evangelho de João tem como finalidade principal revelar que Jesus é o Filho de Deus. Assim, em todo o livro, o autor busca manifestar esta verdade de fé enquanto desejo da parte de Deus de intimidade com o ser humano e de identificação do homem com a Sua Palavra.





A encarnação do Verbo é verdadeiramente o fundamento da Igreja, visto que ela vive do Evangelho, pois no ato de habitar no meio de nós, Jesus hoje diz a cada um: "dou-Me inteiramente a ti", assim espera a abertura e adesão do ser humano para responder-lhe: "Eu também sou teu", e nessa comunicação recíproca, por graça, tornamo-nos a Igreja de Cristo, perfeitos na unidade, (Jo 17,23). A encarnação do Verbo é o grande mar da salvação de ser humano, visto que por esse imenso amor- compaixão fomos resgatados do pecado e recebemos de volta um lugar junto de Deus, as portas que um dia foram fechadas, privando-nos do Paraíso, por Adão, agora são abertas definitivamente por Jesus, o mistério de Deus confiado em estar corporalmente presente no meio de nós. 

Nascido da Santíssima Virgem Maria tornou-se verdadeiramente um de nós, "semelhante em tudo exceto no pecado" (Gaudium et spes 22,2 ) para resgatar-nos das trevas à luz, da morte à vida, da perdição à Salvação. Vivemos em uma sociedade marcada pela ausência de sentidos e de horizontes, mas a noite de Natal se faz luz viva para toda as nações, que no Amor se renovam com a esperança que a vinda do Emanuel nos traz.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou?
Deixe aqui seu comentário, NOME e Email de contado.
Retornamos a vc com orações.