2 de fevereiro de 2013

Festa da Apresentação do Senhor e dia mundial da vida consagrada.

          Depois de quarenta dias após o natal, a Virgem Maria e São José apresentam o Jesus menino ao templo. Uma atitude de profundo respeito e temor a Deus que incendiava seus corações, na certeza de que esta indefesa criança não lhes pertencia. Vão ao templo e vivem um encontro inevitável com o velho Simeão e a profetiza Ana,  ambos revelam a grandeza da salvação estampada diante de seus olhos. A profecia então se cumpre, o tempo novo já nasceu, a salvação é para todos!

         O canto de Simeão “Meus olhos viram tua salvação”, retrata a ânsia que temos por ver, se nascemos com boa visão e depois, de conhecer e diferenciar todas as cores. Distinguir o azul do céu no alvorecer de um novo dia. Reconhecer os detalhes de nosso corpo que nos diferencia de um animal ou de qualquer objeto. Deixarmos de enxergar, causa dentro de nós um profundo desespero. E quando a cegueira passa a ofuscar os olhos de nossa alma? Então perdemos o sentido de viver e o vazio toma conta de tudo. Por isso dizer como Simeão é crer indiscutivelmente que sem Jesus, sem ver sua luz, é viver se contentando com lamparina enquanto temos a maior fonte de energia do planeta. A exultação da profetiza Ana é a vibração de todos que depositam suas vidas a serviço de templo e acreditam que além das intempéries da vida existe uma razão maior, existe um amor maior e naquele dia seus olhos viram o que a tanto tempo ansiava e foi umas das propagadoras da Boa nova.

Mas o que falar da jovem silenciosa que houve as palavras do velho Simeão, sem compreender tamanha consequência de suas palavras e que sabia no mais profundo, que o fruto de seu ventre não era seu? Maria Santíssima foi a primeira a amar Jesus, adorá-lo, afaga-lo, curar suas feridas etc.. Mas, daquele dia em diante, ao mesmo tempo em que deveria ser mãe era também filha, esposa...abandonada em seus pequenos braços... Tenho a alegria de celebrar junto a Nossa Senhora este livre abandono, reconhecendo o Absoluto Deus e Senhor.

          Hoje dia Mundial da Vida Consagrada acendamos nossas lâmpadas na gratuidade do chamado que nosso amado Jesus nos fez. O Senhor nos permitiu compreender a castidade evangélica e nossa incomensurável felicidade de vivermos um AMOR INDIVISO, amor que não se reparte mais se dá por inteiro a Deus. É hora, caríssimas irmãs (aos), nós que não temos medo de assumirmos nossa única e eterna pertença a Cristo, de testemunharmos para o mundo, que o quanto mais castas, pobres e obedientes nós formos, mais forte fica nossa feminilidade, humanidade e fraquezas.

         Às vezes se faz necessário o mesmo silêncio da Virgem Maria. Creio que, para a sociedade de hoje, é hora deixar ecoar nosso cântico jubiloso, sem nos envergonhar de nossa consagração. Vamos ser Luz! Quem estiver na Luz brilhará para sempre, não tenhamos medo de incomodar os que querem permanecer na cegueira. Somos chamadas a vivência de um grandioso projeto, a sermos grandes, porque o nosso amado esposo é o Rei!

E com a sagrada família, o velho Simeão, a profetiza Ana e todos que deixam a verdadeira luz incendiar suas vidas queremos proclamar para todo mundo ouvir: “Meus olhos viram a Salvação!”
 
         Desejo aos consagrados benção abundantes de Deus, e que o seu Espírito Santo conduza a cada um, a maturidade do vosso Sim.

Ir. Alcilene da Mãe da Divina Providência

Um comentário:

  1. Ir. Cidlene da Eucaristia07 fevereiro, 2013

    O Religioso é o ser inconformado com a idéia de que "qualquer coisa para Deus serve". Mesmo que somos uns pobres imperfeitos e limitados, buscamos na misericórdia de Deus a força e a alegria de servir, e servir não de "qualquer jeito", em "qualquer lugar", mas do jeito que Ele nos chamou, no lugar que Ele nos enviou, eis o místério da completude humana e de nossa alegria de viver a Vida Religiosa. Loucura para o mundo, mistérios de Deus. Amém
    Peço a todos nossos intercessores e amigos que intensifiquem sua orações por nós Irmãs Teresitas, para que sejamos fiéis ao Senhor e ainda mais felizes em nossa missão.

    ResponderExcluir

Gostou?
Deixe aqui seu comentário, NOME e Email de contado.
Retornamos a vc com orações.