25 de dezembro de 2012

NASCEU PARA NÓS O SALVADOR!

 “Eu vos anuncio uma grande alegria! Nasceu para vós o Salvador!”

        Somos amados inquestionavelmente por Deus, Ele quis e desejou penetrar no âmago de sua obra criadora, que somos nós. Nasceu o Filho do Altíssimo, no ventre de uma mulher, utilizando-se de sua fragilidade, do seu DNA, sentimentos, emoções e do próprio alimento. Deus nos procurou e nos encontrou no mistério do ventre materno, investigado pela ciência, por nossa razão e inteligência, mas sempre mistério este lugar de aconchego de nossa existência humana e agora Divina.

            Pequeno menino, tão frágil, quanto nossas incertezas e inseguranças; envolto no calor do útero materno quis vir ao mundo... o mesmo mundo de misérias humanas que por nós tantas vezes rejeitado. Quis nascer na pobreza não só de lugar mais de conceitos, projetos de vida, de amor verdadeiro, de reclamações, murmurações, de princípios, valores etc... No meio da criação, de animais sem razão que tinham um teto para passarem a noite fria, enquanto que os seres humanos, irmãos de sangue, eram deixados ao relento... Mesmo assim Ele quis nascer!

            É grande nossa alegria! Jesus nasce! Uma nova luz brilha no céu! É nossa esperança que se transforma em certeza de vida, de libertação, de conversão. Nossos olhos se abrem! Vejamos a Luz! As trevas dos nossos pecados, brutalidades, seduções, banalidades e futilidades são vencidas. Somos filhos da Luz! O choro deste doce Menino é o nosso grito estrondoso de vitória sobre nós mesmos. Como continuar insensíveis? Como não acreditar? O Salvador saboreou de nossa humanidade, eis o convite! Saboreemos de Sua Divindade!

            Neste Natal vamos romper com as desistências, mentiras, falsidades... nasce em nós a coragem de sermos Santos, de sermos diferentes. Porque se igualar e se deixar dominar pelo sistema, por ideologias ou pré-requisitos de uma sociedade maquiavélica? Somos de Deus! Nascemos pra sermos luz, para contradizer os fortes e inteligentes. Já sabemos distinguir entre o bem e mal, não temos tempo para ficarmos na incerteza. Avante! O amor é opção, decisão, renuncia! Não descartemos a chance de acolhermos os irmãos, amemos independente de seus defeitos, deficiências ou aparência desagradável. Não sejamos intolerantes! Acolhamos a todos!

            Jesus Menino nasce para todos, não para ser melhor que todos mais para nos dar o Seu melhor. Dar o meu melhor para que nasça um novo mundo, nova vida, novas pessoas e novos corações, cheios de fé no Deus Menino que sempre cumpre o que diz.

A todos um santo e fecundo Natal!
Não tenham medo!

 Uma nova Luz brilha no céu de vossas almas!
 

21 de dezembro de 2012

ADVENTO: UMA PROPOSTA DE RENOVAÇÃO

“ O povo que andava nas trevas viu uma grande luz, e uma luz brilhou  para os que habitavam um país tenebrosos.” IS. 9.1
Advento é a espera alegre de um Deus que se fez criança. É tempo de preparar o coração para viver as alegrias do Natal. É a renovação da esperança do cristão que ver em Jesus Menino o desabrochar de um novo tempo. É um convite de Deus em nossa vida pessoal e comunitária para progredirmos na fé com a esperança de sermos renovados e assim assumirmos uma postura de conversão, abraçando com coragem a missão que Deus nos confiou.
Por isso deixemos ser guiadas pela força do Espírito Santo e nos preparemos com muito brilho em nossas almas para acolher Jesus que vem ao nosso ao encontro, vem para nos salvar de todas as nossas mazelas que ainda nos impedem de acolhê-lo.
Que Santa Teresinha nos ajude a fazer a experiência de conversão na noite de Natal. Desejamos a tod@s os amig@s um santo advento e um Feliz Natal!

8 de dezembro de 2012

10 anos de Profissão Religiosa

Eis aqui tua serva, Senhor.

 
 
foto: Joel_Juçarateua - PA
      Em 08 de dezembro de 2002, as irmãs Raimunda, Joana Paula e Lidiane, em Paracatu -MG, professaram seus votos de Pobreza, Obediência e Castidade a Deus Nosso Senhor. Já se passaram 10 anos de um SIM, que como o da Ssa. Virgem Maria, é resposta de fé e amor a Deus.
       Somos testemunhas de que estas irmãs deixaram, na alegria do serviço suas canoas no rio, para avançarem às àguas profundas e lançar as redes de uma evangelização fecunda e feliz.
      
         Parabéns irmãs e obrigada pelo testemunho de perseverança!
Contem com nossas orações e irmandade.
  
 
  

25 de outubro de 2012

JOGAR FLORES

Jesus, único Amor, ao pé de Teu Calvário,
Que prazer para mim, à noite, jogar flores!...
Rosas primaveris por Ti despetalando,
Quisera enxugar Teu pranto.
Atirar flores é ofertar as primícias
De pequenos gemidos e de grandes dores.
Alegrias e penas, leves sacrifícios,
Estas são minhas flores!...
Com a alma enamorada de Tua beleza,
Quero dar-Te, Senhor, meus perfumes e flores.
E, atirando-as por Ti, sobre as asas da brisa,
Quero abrasar os corações!...
Jogar flores, Jesus, eis aí minhas armas
Quando quero lutar para salvar pecadores;
Nesta batalha venço... e sempre Te desarmo
Com minhas flores!...
As pétalas da flor, acariciando Tua Face,
Vão dizendo que é Teu este meu coração.
Compreendes o que diz minha rosa esfolhada
Sorrindo ao meu amor!
Jogar Flores, repetindo Teus louvores,
Só tenho este prazer neste vale de dores...
Daqui a pouco, no céu, estarei com os Teus anjos
Jogando Flores!...
 
 
Agora, partilhamos com todos lindo poema de Santa Teresinha.
Que os mistérios das coisas Divinas não se ofusquem em nossas almas pela correria destes tempos confusos.
Chuva de rosas entre nós! 
 
 
 

17 de outubro de 2012

Nas Mãos de Deus

Amig@s demoramos retornar a postar, lamentamos. Foram tempos de provações à nossa família religiosa com o estado de saúde de Ir Alcilene, mas ela está recuperando bem. Agradecemos as orações de todos.
E nesse espírito de gratidão, partilhamos com vocês belo poema de Santa Teresa de Jesus, celebrando sua festa.

Abraço a todos. Seguimos, nas mãos de Deus.

Nas Mãos de Deus  



Sou vossa, sois o meu Fim:
Que mandais fazer de mim?


Soberana Majestade
E Sabedoria Eterna,
Caridade a mim tão terna,
Deus uno, suma Bondade,
Olhai que a minha ruindade,
Toda amor, vos canta assim:
Que mandais fazer de mim?
Vossa sou, pois me criastes,

Vossa, porque me remistes,

Vossa, porque me atraístes
E porque me suportastes;
Vossa, porque me esperastes

E me salvastes, por fim:
Que mandais fazer de mim?


Que mandais, pois, bom Senhor,
Que faça tão vil criado?
Qual o ofício que haveis dado
A este escravo pecador?
Amor doce, doce Amor,
Vede-me aqui, fraca e ruim:
Que mandais fazer de mim?


Eis aqui meu coração:
Deponho-o na vossa palma;
Minhas entranhas, minha alma,
Meu corpo, vida e afeição.
Doce Esposo e Redenção,
A vós entregar-me vim:
Que mandais fazer de mim



Fonte: Obras Completas – Poesias V,VIII, II – Santa Teresa de Jesus (Edições Loyola, 2002).

30 de setembro de 2012

Santa Teresinha do Menino Jesus, rogai por nós!



Salve 1º de outubro!
Salve Santa Teresinha!
Salve a Pequena Via!

Deus abençoe a todos nós
que seguimos esse caminho novo.
Caminho que nos leva ao Amor.


Fazemos comunhão com todos que buscam viver, como Santa Teresinha, o amor ao Amado.

Chuvas de rosas na Igreja e em nossas vidas!

11 de setembro de 2012

PROFISSÃO SOLENE E SIMPLES

 Unidas à SSa. Virgem Maria apresentamos a Deus o nosso SIM!

Na manhã do sábado, 8 de setembro, dia da Natividade de Nossa Senhora, na cidade de São Miguel do Guamá (PA), na Igreja Matriz da nova paróquia Cristo Crucificado, recebemos fiéis, familiares, benfeitores e amigos para a Profissão Solene de Irmã Alcione da Sagrada Família e Irmã Naldiane de Santa Teresinha e para a Profissão Simples de Irmã Luzia do Santíssimo Sacramento.
A celebração, alegre e festiva, foi presidida por Dom Luis Ferrando, bispo da diocese de Bragança (PA) e concelebrada por Pe. Giovanni Incampo, Pe. Mário Pozzoli, Pe. Antonio Neto e Frei Wanderlan Silva. Contamos, ainda com a presença do Diácono Yuri.
Este foi um importante momento de renovação de nossa caminhada religiosa e missionária.  Unidas à SSa. Virgem Maria apresentamos a Deus o SIM de nossa irmãs! Na fala de nosso Bispo: "Esse momento é uma proposta para o mundo atual", e nós o vivemos na alegria e humildade.

Agradecemos as orações e ajuda de todos que estiveram unidos à nossa família religiosa.

Partilhamos algumas fotos:




9 de agosto de 2012

Testemunho vocacional de IRMÃ ALCIONE


“É preciso abandonar o futuro nas mãos do bom Deus...” (Santa Teresinha)


Minha vocação inicia-se aos 13 anos, mas ser muito criança meus pais não permitiram. As 15 anos meu pai faleceu, então me sentir responsável pelo andamento da casa sendo a única filha a mora com minha mãe. Nunca deixei de pensa em um dia me ingressar a vida religiosa e pedia a Deus me ajudasse a encontrar o caminho. Em 2001 fui convidada para participar de um grupo de intercessão pelo os sacerdotes e fui fiel a missão, embora escondido da minha mãe. Deus não desistiu da minha vocação e em um retiro Deus confirmava em meu coração que era preciso deixar tudo!

Ouvi falar das Carmelitas Evangelizadoras e sentir confirmado o chamado que o bom Deus me havia feito as 13 anos. No final daquele ano, em 12 de outubro, tomei a decisão de seguir o meu amado. Decisão esta, muito difícil, pois como minha mãe ia ficar sozinha?

Confiei tudo nas mãos de Deus e em 15/01/2002 entrei no convento das Irmãs Teresitas. Minha família no inicio não aceitava, de modo particular meus irmãos, a ponto de vir me buscar após um mês. Mas não tive duvida de minha vocação e perseverei. Hoje conto com o apoio de meus irmãos, sobrinhos e minha querida mãe.

A vida aqui é como me sinto realizada. Penso que o bom Deus nos prepara de todas as formas, nos dá coragem, determinação e acima de tudo muitas graças. Sou feliz por fazer parte desta família religiosa onde aprendi a fazer tudo para agradar o bom Deus. Hoje, preparando para os votos solenes, sinto-me emocionada por chegar a mais um degrau da escada, pois é preciso ser lapidada todo dia, ser purificada todos os dias. Assim compreenderemos o verdadeiro amor.

Desejo ser todos os dias uma “Gota de amor, só para amar o AMOR''. É preciso confiar sempre que o bom Deus quando nos chama é para ser toda dele, inteiramente dele. Minha avó, um dia, deu um testemunho, que ofereceu a Deus uma filha para ser religiosa. Não foi possível nenhuma filha então Deus uma de suas netas. Sou grata por isso.

Ó Amado meu, desejo amar-Te todos os dias da minha vida.
Quero banhar-Te de rosas de amor, adoração e sacrifício.
Ir. Alcione da Sagrada Família




7 de agosto de 2012

Testemunho vocacional da IRMÃ LUZIA

“O mais importante é fazer tudo por amor”

(Santa Teresa de Los’Andes)


No ano de 2005, na intercessão dos grupos de Santa Teresinha, na capela das Irmãs Teresitas, senti o desejo de rezar mais pelos sacerdotes. Deus gritava dentro de mim para que eu fizesse a diferença, enquanto muitos só ocupavam o tempo em destruir a imagem dos consagrados. Então fui impelida a fazer a diferença. Uma voz começou a ecoar no meu coração dizendo: “vem e segue-me”. No primeiro momento relutei por já ter uma irmã que é religiosa e porque nossa família passava por alguns problemas.

Depois de um ano, no dia 01 de abril de 2006, pedi para iniciar o acompanhamento. Recebi de alguns membros da minha família o apoio necessário, que me ajudaram a prosseguir o restante do ano, vencendo as dificuldades e discernindo a vontade de Jesus e assim feito. No dia 02 de fevereiro de 2007, festa da Apresentação de Jesus no Templo ingressei na Congregação das Irmãs Carmelitas Evangelizadoras de Santa Teresinha do Menino Jesus.

Hoje como noviça de missão estou muito feliz de ter percorrido um intenso caminho de lapidações, orações, contemplação, vida em comunidade, vida pastoral e estudos. Chego às vésperas de minha profissão simples exultando de alegria, pela profunda experiência do amor de Deus. A Vida Religiosa me ensinou a amar e conhecer-me, para dar testemunho ao mundo que ser carmelita é depender inteiramente do Amor de Deus e com isso não ter medo da solidão, que é ficar só com o só.  Encontro-me disposta ao que Deus quer de mim, ao seu projeto, seja ele qual for.

Ir. Luzia do Santíssimo Sacramento




28 de junho de 2012

UMA VIDA DE ESPERANÇA E AMOR


Celebrando o Jubileu de Ouro da TIA FÁTIMA...


Neste dia especial, 28 de junho, nos colocamos diante de Nosso Senhor para agradecer pelo dom da vida de nossa fundadora Tia Fátima. Em orações, celebrações e comemorações fizemos comunhão por tamanha alegria de termos uma "tia" que é Fundadora, Amiga e principalmente Mãe. 

Foi a partir do sim desta vida, sua missão no mundo e na Igreja, que nós nascemos e estamos perseverando. Quando muitos ainda estranham o fato de um Instituto Religioso nascer da experiência mística de uma leiga, nós firmamos nossa fé em Deus e no poder de sua vontade, e testemunhamos que é possível. O Espírito Santo é livre, sopra onde quer. Nascemos desta liberdade, fomos germinadas na experiência fecunda do encontro com o Amor Divino e sua Infinita Misericórdia. Não somos um acordo formal, pensado e executado. Somos frutos do encontro de uma alma enamorada de Deus.

Temos grande alegria de viver a benção de nascer de uma Mãe, Mulher, Profetiza, Cheia de esperança  e Amor.


Tia Fátima,
Nós te amamos,
Somos a partir de ti...
Não como sobrinhas,
Mas como filhas,
Filhas de alma.
Uma filiação tão profunda e forte,
Que nem parece filiação de sangue.
Mas como filiação,
Somos a partir de ti...
Chamamos- te  de tia,
Para dizer muito mais e
Talvez para atenuar o espanto ao mistério,
Nos outros e em nós.
De ti viemos,
Como da semente vem a vida,
Que germina e se espalha...
Como  o mistério da germinação
Somos a partir de ti... 
Nós te amamos,
Fundadora, Amiga, Mãe,
Tia Fátima.

Parabéns!

24 de maio de 2012

Amor Eterno

"Espírito Santo, Amor Eterno" (S.Teresa B. da Cruz)

"O vento sopra onde quer; ouves-lhe o ruído,
mas não sabes de onde vem, nem para onde vai.
Assim acontece com aquele que nasceu do Espírito"



 "Quem és, suave luz que me sacias
E que iluminas as trevas do meu coração?
Guias-me como a mão de uma mãe,
e se me soltasses
não mais poderia dar um só passo.
És o espaço
que envolve o meu ser e me protege.
Longe de Ti, naufragaria no abismo do nada
de onde me tiraste para me criar para a luz.
Tu, mais próximo de mim
do que eu própria,
mais intimo do que as profundezas da minha alma,
e contudo incompreensível e inefável,
para além de qualquer nome,
Espírito Santo, Amor Eterno!
Não és Tu o doce maná
que do coração do Filho
transborda para o meu,
o alimento dos anjos e dos bem-aventurados?
Aquele que Se elevou da morte à vida
também me despertou do sono da morte para uma vida nova.
E, dia após dia,
continua a dar-me uma nova vida,
de que um dia a plenitude me inundará por completo,
vida procedente da Tua vida, sim, Tu mesmo,
Espírito Santo, Vida Eterna!".

Santa Teresa Benedita da Cruz, carmelita, mártir, também conhecida como Edith Stein.

Poesia do Pentecostes de 1942 para nosso tempo!
Vinde Espírito de Deus, sobre nós!

6 de maio de 2012

Contemplando a "super lua cheia"

Ontem dia 05 de maio, quando em todo o mundo, a "super lua cheia", maior e mais brilhante foi apreciada, nós aproveitamos para contemplar, no belo fenômeno, a beleza de um Deus maravilhoso, grande, rico em amor e misericórdia.


Partilhamos belas fotos de um luar tão diferente que "parecia dia" :






Iluminando por ser iluminada. 

Em contemplação.

Linda, grande e brilhante...

O luar clareou tanto que até o varal (visto de cima) refletia a sombra das roupas...

Bendito e louvado seja Deus para sempre. Amém.


Sobre o fenômeno: o ponto da órbita lunar mais próximo da Terra é o perigeu. Como ele ocorre durante a lua cheia, o satélite parece 14% maior e 30% mais brilhante, segundo a Nasa (a agência espacial americana). Mais informações http://glo.bo/IR8SQj

8 de abril de 2012

Jesus Ressuscitou! Aleluia! Alegria!


Este é o dia que o Senhor fez para nós. Aleluia.
Alegremo-nos e nele exultemos. Aleluia.



Deus é rico em misericórdia. Por causa do grande amor com que nos amou, quando estávamos mortos por causa das nossas faltas, ele nos deu a vida com Cristo. 
É por graça que vós sois salvos! Deus nos ressuscitou com Cristo e nos fez sentar nos céus em virtude de nossa união com Jesus Cristo.(Ef 2,4-6) 

Alegremo-nos irmãs, irmãos, em Jesus Cristo somos vencedores!
As sombras foram vencidas, a morte derrotada!
Vida Nova!

A todos, uma Santa e Feliz Páscoa!

5 de abril de 2012

Antes da Festa da Páscoa


Antes da Festa da Páscoa, sabendo Jesus
que a sua hora tinha chegado, 
a hora de passar deste mundo para o Pai, 
ele, que amara os seus que estavam no mundo, 
amou-os até o fim. (Jo 13,1)

Espiritualidade Eucarística: amor e serviço.


No silêncio desta Palavra, recolhemo-nos diante de Jesus Eucarístico e o a adoremos por tamanho amor!

24 de março de 2012

Irmãs Teresitas, desde 1996

Quem nos trouxe aqui, foi Deus.
Deus e nossa boa sorte!

Deus e nossa ventura.
Foi Deus quem nos trouxe da tristeza, 
e nos faz experimentar a verdadeira felicidade.


No vídeo: nossa fundadora, a vivência comunidade, amigos, 
atendidos pelo Carisma, alguns espaços em que vivemos, 
a natureza que contemplamos 
e alguns  motivos e sinais
de que: quem nos trouxe até aqui, foi Deus.

Abraço a todos os que partilham conosco dessa alegria! 

18 de março de 2012

Apenas Teresitas...

Somos Teresitas
Há 16 anos atendemos ao Bom Deus e
Fizemos de nossas vidas a resposta ao Amor.

Não somos nem mais, nem melhores de que ninguém,
Apenas Teresitas.
E somos porque não suportamos ficar de braços cruzados
e indiferentes aos apelos de Deus.

Somos, para que a Igreja seja abençoada com santos padres.
Somos, por uma nova evangelização
e uma justiça social a partir dos adolescentes.

Somos pequenas,
Apenas Teresitas,
e o somos pela graça do Bom Deus.

Amém



14 de março de 2012

Há 16 anos...

Há 16 anos, com o desejo viver o Evangelho e de servir Jesus melhor, atendemos o apelo Divino e nos reunimos como Teresitas, em comunidade. Cada dia vou descobrindo que nosso Carisma desabrocha em meio ao compromisso de uma vida comunitária, dedicada, e com renovada necessidade de fé, do amor de Jesus vivo na Eucaristia, e da presença do Espírito Santo.
Nascemos do mistério de um chamado e crescemos na humildade do serviço e da doação.
Que venham mais e santas Teresitas, pala santificação do clero, vivendo o apostolado da nova evangelização do povo de Deus e inseridas no atendimento aos adolescentes em situação de risco social!
Nosso chamado é para hoje, é agora!
Deus seja louvado, Amém!

Ir. Cidlene da Eucaristia - cest

9 de fevereiro de 2012

JMJ Rio 2013: Cristo nos espera de braços abertos!

Fruto da fé e oração de um jovem "de caminhada", o logomarca oficial da JMJ Rio2013 foi lançado e é lindo! Parabéns, Gustavo Huguenin, Deus te abençoe!
Vamos divulgar, convocar os jovens e organizar caravanas, pois é um tempo de graça para todos nós.
Vem jovens do mundo todo, e nós vamos nos encontrar no Rio2013,
Cristo nos espera de braços abertos!

JMJRio2013: de 23 a 28 de julho
Lema: “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28, 19)




Quer saber mais? Visite o site da Jornada:   http://www.rio2013.com/pt/noticias/detalhes/202/logomarca-oficial-da-jmj-rio2013-conceito

2 de fevereiro de 2012

Dia Mundial da Vida Consagrada

A Igreja celebra hoje, 2 de fevereiro, a Festa da Apresentação de Jesus no Templo e, por inspiração desta celebração, é comemorado também o Dia Mundial da Vida Consagrada, proclamado pelo papa João Paulo II, em 1997. (site CNBB)

Vale testemunhar os sinais de Deus em nossa história referente a esta bela celebração: o Dia Mundial da Vida Consagrada foi estabelecido após a Exortação Apostólica Pós-sinodal “Vita consecrata” (documento reflete sobre a vida consagrada e sua missão na Igreja e no mundo), assinada por João Paulo II, em 25 de março de 1996, dia da Anunciação do Anjo à Virgem Santíssima, e dia que marca o início da nossa Congregação..., na Igreja surgia, bem pequenina, uma semente revitalizadora da Vida Religiosa, germinada no ardor da Nova Evangelização e no silêncio da contemplação dos mestérios de Deus.

Nós Teresitas, chamada por Deus ao dom da Consagração, temos a alegria de renovar, com todos irmãos religiosos e religiosas nossos votos de Obediência, Pobreza e Castidade.

“Ao longo dos séculos nunca faltaram homens e mulheres que, dóceis ao chamado do Pai e à moção do Espírito, elegeram este caminho de especial seguimento de Cristo, para dedicar-se a Ele com coração 'indiviso' (1 Co 7, 34)”, recordava João Paulo II na introdução de “Vita consecrata”.

1 de fevereiro de 2012

Graça e paz!


Olá!
Graça e paz!
É o que desejamos a todos os que acompanham nosso blog. Retornamos nossas postagens após importantes dias de encontros congragacionais entre o mês de  dezembro e janeiro. Logo postaremos novidades...
Rosas de graças a você!...